Publicação da PIXEL

Acesse conteúdo.

Boas práticas e dicas de Javascript

Javascript é uma linguagem de programação client-side, a qual é utilizada para controlar o HTML e o CSS e manipular comportamentos na página web. Nesse post reunimos dicas e boas práticas de diferentes fontes que podem ser úteis na programação Javascript.

Não mude o tipo da variável depois da declaração inicial

Por exemplo:

var my_variable = 1;
my_variable = “Julia”;

No Javascript, tecnicamente, é possível mudar o tipo da variável depois que esta já foi declarada, mas isso não é considerado uma boa prática de programação.

Javascript é Case-Sensitive

Lembre-se que o Javascript é Case-Sensitive, ou seja, apesar das duas variáveis terem o mesmo nome, a letra maiúscula faz com que sejam duas variáveis diferentes que estão armazenadas em dois locais diferentes na memória.

var myVariable = “Julia”;
var myvariable = “Bela”;

Omita a palavra-chave “var” e passe a usar vírgulas

Para deixar o código mais limpo, quando existir uma longa lista de variáveis, ao invés de fazer assim:

var name1 = ‘Julia’;
var name2 = ‘Candinho’;
var name3 = ‘Matheus’;

Faça assim:
var name1 = ‘Julia’,
name2 = ‘Candinho’,
name3 = ‘Matheus’;

Coloque os Scripts na parte final da sua página

O objetivo principal é fazer a página carregar o mais rápido possível para o usuário, então coloque os scripts no final da página, logo antes do fechamento da tag body. Isso irá aumentar a velocidade de renderização e melhorar o paralelismo de download. O resultado é que a página parecerá carregar mais rápido, e em alguns casos pode economizar no total de código necessário.

Comente seu código

E por fim, mas não menos importante, comente seu código da melhor forma possível, explicando qual o objetivo das principais funções. Essa é uma dica que vale para qualquer linguagem de programação. Pode parecer desnecessário no começo, mas se mais alguém precisar mexer no código ou então se você passar um tempo sem programar e depois voltar a trabalhar, vai agradecer a si mesmo por ter seguido a dica e comentado tudo.

Dica extra

Quer começar a aprender JavaScript? Recomendamos uma playlist de um canal chamado Rodrigo Branas, clique aqui.

Gostaria de saber mais sobre o assunto?
Fale conosco!

Deixe uma resposta